quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sistema endócrino_atuação


A atuação do sistema endócrino ocorre por três vias: parácrina, autócrina e endócrina. A atuação parácrina ocorre a partir de uma célula endócrina, a qual libera o hormônio diretamente para uma célula-alvo vizinha através de receptores.



O sistema endócrino também pode atuar de maneira autócrina, na qual o hormônio liberado pela célula age na nesta mesma célula.


E a última maneira de atuação do sistema endócrino é a endócrina, na qual o hormônio é liberado na corrente sanguínea até a ligação em seus receptores numa célula-alvo.

A maioria dos hormônios são hidrossolúveis agindo em receptores na membrana da célula, enquanto existem os lipossolúveis e penetram na membrana celular agindo dentro da célula. 
Os hormônios do tipo proteico são hidrossolúveis e agem em receptores na membrana celular com a ação de um segundo mensageiro que age dentro da célula. Já os hormônios derivados da tirosina, como os tireoideanos agem dentro da célula com receptores no citoplasma, e os esteróides agem dentro da céula, diretamente no núcleo.


Resumindo..


Nenhum comentário:

Postar um comentário