quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Fisiologia endócrina_Tipos de hormônios: proteínas

       O terceiro tipo de classificação dos hormônios são os proteicos. Como outras proteínas, são formados no retículo endoplasmático das células e no aparelho de golgi ficam compactados em pequenas vesículas que permanecem no citoplasma da célula até um sinal específico, como um sinal nervoso ou outro sinal hormonal químico.
       Os hormônios proteicos são os liberados da hipófise anterior e posterior, pâncreas e paratireóide. Esses hormônios agem em receptores na membrana que ativam segundos mensageiros. Esses receptores tem uma porção no interior da célula e outra no exterior. Quando o hormônio se liga ao receptor na parte exterior, sua parte interior ativa uma enzima chamada adenil-ciclase, formando AMP cíclico coma quebra do ATP. O AMPc age, então, como um segundo mensageiro, desencadeando várias reações dentro da célula.
      Abaixo um exemplo da atuação de segundos mensageiros. O hormônio liga-se ao receptor na membrana celular, o qual está sinalizado como sinal molecular, a enzima adenil ciclase ativada, por sua vez, quebra o ATP e forma o AMP cícilico. O AMPc ativa uma outra enzima chamada proteína quinase A (PKA), que depois de ativada migra até o núcleo. Dentro do núcleo, a PKA ativa um fator de transcrição celular, chamado CREB ( cAMP response element-binding protein), permitindo que ele se ligue à sua proteína específica na região promotora do gene, estimulando a transcrição do DNA e formação de novas proteínas.


Outros hormônios ativam outra enzima, a fosfolipase c, e fosfolipídeos entram na célula e agem como segundos mensageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário