segunda-feira, 18 de março de 2013

Metabolismo de carboidrato e gordura: mecanismos de regulação

     Já vimos nos posts anteriores todo o processo de metabolismo de carboidratos, gordura e proteína. Contudo, quais são os mecanismos fisiológicos que permitem que hajam a ativação destas vias durante o exercício?

Metabolismo de carboidrato
     A via mais eficiente para a execução do exercício de intensidade moderada-alta é a glicose. Para que isto ocorra, alguns fatores fisiológicos precisam influenciar na ativação da proteína que estimula a quebra da glicose (fosforilase).   Durante o exercício ocorre um aumento do cálcio no sarcoplasma, também são aumentados os níveis de adrenalina e de AMPc. Todos estes fatores ativam a enzima fosforilase. A fosforilase existem em duas formas: a e b. Quando ela é ativada passa da forma b (menos ativa) para a (mais ativa). Além disso, outros fatores como AMP, IMP, e substrato inorgânico de fosfato (Pi) também influenciam na atividade da fosforilase.
    Os próprios músculos aumentam a capacidade de captação de glicose. Os fatores locais dentro do músculo também exercem um papel importante na captação da glicose. Um receptor da glicose chamado GLUT-4 sai do meio intracelular para a membrana plasmática. Essa translocação pode ocorrer na ausência de insulina, daí a importância da prática de exercícios para os indivíduos diabéticos. 


Metabolismo de gordura
        A gordura endógena representa  70 a 80% do estoque total de energia do corpo, sendo esta (quase toda) estocada como triglicerídeo no tecido adiposo, enquanto 2 a 3 % são estocadas dentro das fibras musculares esqueléticas como triglicerídeo intramuscular. Vários processos regulam a lipólise. O inibidor mais potente é a insulina, enquanto que os ativadores mais potentes são as catecolaminas. Os glicocorticóides e o hormônio do crescimento também estimulam a lipólise. 
      A oxidação de gordura durante o exercício é influenciada pela intensidade, duração, e disponibilidade de ácido graxo livre e pela disponibilidade de carboidrato. Além disso, o consumo de cafeína também pode aumentar a oxidação de gordura.. (tema do próximo post)
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário