sábado, 23 de fevereiro de 2013

Fermentação lática

           Quando a glicose é quebrada (glicólise) para produzir ATP ocorre a produção de ácido pirúvico, como vimos no post anterior O ácido pirúvico ou piruvato é convertido em lactato, quando o oxigênio é insuficiente. Assim, quando surge a necessidade de grandes quantidades de ATP em um período curto de tempo (1,3 a 1,6 minutos) de atividade muscular máxima, entra em cena o metabolismo de glicólise anaeróbica. O processo de glicose é o mesmo quer haja presença ou não de oxigênio. A diferença está no destino do ácido pirúvico.
        O piruvato é convertido em ácido láctico pela lactato desidrogenase. Rapidamente o ácido láctico se dissocia formando o lactato e H+, o que produz uma redução do pH muscular, comprometendo a contratilidade muscular e a capacidade de gerar ATP. Cerca de 30 a 40 minutos de recuperação é o suficiente para ocorrer o tamponamento químico pelo bicarbonato e pela remoção de dióxido de carbono (já que quando a concentração de H+ aumenta o centro respiratório responde aumentando a respiração). O lactato vai para o sangue e o restabelecimento das concentrações normais de repouso de lactato sanguíneo e muscular após o exercício exaustivo é um processo lento. Demora cerca de uma a duas horas. 

        Uma forma de otimizar a remoção do lactato é o exercício físico de intensidade baixa, pois aumenta o fluxo sanguíneo dos músculos, facilitando a difusão do lactato para fora dos músculos. Além disso, o lactato é usado pelos músculos inativos, coração e fígado, ajudando na sua remoção. A utilização do lactato pelo fígado para a formação de glicose é chamado de ciclo de cori.




A glicose produzida pelo fígado através do lactato volta ao sangue e pode ser utilizada novamente pelo músculo. 
Todo esse sistema ocorre quando não há oxigênio suficiente, quando o exercício é intenso e de curta duração. Quando o exercício continua, chamado exercício aeróbio, outra via entra em ação, o que veremos no próximo post.

Referência para esse post: Fisiologia do esporte e exercício (Wilmore & Costill)

Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário ou mande um email helenasmoraes@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário