quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fisiologia endócrina_Tipos de hormônios: tirosina

Uma outra classe de hormônios são os derivados da tirosina. A tirosina é um aminoácido que é precursor de hormônios da tireóide, tiroxina e triidotironina, e dois principais hormônios das medulas supra-renais, epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina). Atirosina também é precursora de neurotransmissores, como a dopamina.
               A formação destes hormônios a partir da tirosina ocorre no citoplasma da célula por ações enzimáticas, após isso eles ficam armazenados em vesículas até receberem o estímulo para serem secretados.


Catecholamines biosynthesis.svg

Apesar de serem derivados da tirosina, os hormônios da tireóide e os hormônios da supra-renal vão atuar na célula de maneiras diferentes e, consequentemente, produzirem diferentes efeitos.

Os hormônios da tireóide, conhecidos como T3 e T4 atravessam a membrana celular e atuam em seus receptores, que encontram-se no núcleo. Abaixo algumas funções destes hormônios, que veremos posteriormente.




Já os receptores da adrenalina e noradrenalina estão situados na membrana da célula e são de vários tipos. Quando estes hormônios se ligam aos receptores provocam uma sinalização celular com a ativação de diversas enzimas, através de um sistema de segundo mensageiro. Abaixo estão ilustrados alguns tipos de receptores que ao receber o hormônio podem ter ações diferentes. Tais ações vamos ver detalhadamente em outro post

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Fisiologia endócrina _ Tipos de hormônios: esteróides

                  Existem diferentes tipos de hormônios e suas características vão influenciar na maneira como atuam na célula, basicamente eles são do tipo esteróides, aminas (derivados da tirosina) e proteicos.

Os hormônios esteróides são, na maioria das vezes, derivados do colesterol. Os hormônios esteróides são formados no córtex da adrenal (cortisol e aldosterona), nos ovários (estrogênio e progesterona), nos testículos (testosterona) e na placenta (estrogênio e progesterona). O colesterol é convertido em pregnenolona e a partir de então, dependendo da enzima que faça sua clivagem, há a formação de aldosterona, cortisol, testosterona e estradiol. A testosterona é precursora do estradiol, enquanto outro hormônio menos abundante, mas que encontra-se em circulação sanguinea periférica e central, a dehidroepiandrosterona (DHEA) é precursora da testosterona.





Todos os hormônios esteróides atravessam a membrana celular pois são lipossolúveis e seu receptor encontra-se no citoplasma. Ao se acoplar com seu receptor, migram para o núcleo até o DNA, no qual existe um sítio regulador, que ao ser ativado pelo hormônio + receptor promove a síntese proteica, como na figura abaixo:






A proteína sintetizada pode ser de diversos tipos, desde receptores celulares a síntese de proteínas contráteis, isso confere a tais hormônios atuações catabólicas e anabólicas. Especificamente o cortisol é catabólico e a testosterona é anabólica.

Fonte:  Tratado de fisiologia médica -Guyton & Hall

           Figuras de ilustração retiradas da internet