terça-feira, 27 de agosto de 2013

Fisiologia endócrina - introdução

                 Antes de falarmos se determinados treinos promovem a liberação de hormônios que irão desempenhar papéis negativos ou positivos para o nosso corpo, anabólicos ou catabólicos na nossa musculatura, vamos estudar (ou relembrar) a fisiologia endócrina e entender os diversos intervenientes que os cercam. 
               Algumas glândulas do nosso sistema nervoso central e periférico produzem hormônios. Os hormônios são substâncias que são liberados na corrente sanguínea como objetivo de se comunicar com células específicas a fim de promover o melhor equilíbrio (homeostase) para o nosso organismo. Esta é a minha definição, a qual é bem simples e de fácil compreensão. A definição do Guyton é "substância química secretada para os líquidos corporais internos por uma célula ou um grupo de células, exercendo um efeito fisiológico modulatório (de controle) sobre outras células." Da mesma forma, Guyton definiu sistema endócrino como pelo menos duas glândulas que secretam hormônios quase que inteiramente em resposta a estímulos neurais vindos das medulas supra-renais, hipófise e hipotálamo. 
               Então, de fácil entendimento, concluímos que duas células que se comunicam entre si por uma substância química chamada hormônio, tendo regentes órgãos ou glândulas que as comandam, são chamadas de sistema endócrino. Estes hormônios podem atingir células-alvo, ter efeitos específicos e locais ou até mesmo efeitos gerais. Isso vai depender do tipo de hormônio e aonde ele é liberado. A regulação da liberação dos hormônios é feita por diversos órgãos. A hipófise, situada no sistema nervoso central, regula a maioria deles. A hipófise anterior regula o cortisol, adrenalina, tireóide, hormônio do crescimento e hormônios sexuais. Esta regulação é mediada por outros órgãos como a supra renal, a tireóide, os ovários, os testículos, a paratireóide e a placenta Já a hipótese posterior libera vasopressina e ocitocina, os quais são hormônios antidiuréticos e participam na regulação óssea, respectivamente.